quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Tiahuanaco alimenta mitos e curiosidade

Tiahuanaco alimenta mitos e curiosidade


A 72 km de La Paz encontra-se Tiahuanaco, capital arqueológica do país, onde estão as ruínas dos tiahuanacotas, que viveram entre 600 a.C. e 1200 d.C. Foram uma das sociedades que deram origem ao império inca. O centro cerimonial do local data do ano 700 a.C.


A precisão da arquitetura impressiona. Dizem que as rochas que compõem as ruínas foram extraídas a cerca de 70 km do local. Muitas pesam mais de cem toneladas e foram lixadas à mão até que a superfície ficasse lisa. A operação poderia ter durado mais de um ano. O trabalho era feito com tal exatidão que os tiahuanacotas apenas sobrepunham as rochas umas sobre as outras, sem a necessidade de ligas como cimento. Não é possível inserir uma folha de papel sequer nos vãos.
As ruínas também mostram a preocupação que havia com a captação de água. Por todos os lados há sistemas para armazenar água da chuva. Na construção principal existe um buraco onde a água parada refletia as estrelas. O local possivelmente era usado para observação astrológica.
Um dos mais belos templos é o dedicado aos mortos, ou à terceira vida humana (para os tiahuanacotas, havia vida no céu, na terra e sob a terra)


Nenhum comentário:

Postar um comentário